Moda

*Os gays e lésbicas passam a aparecer mais na mídia, com shows como Will and Grace, filmes como The Birdcage e In and Out, e celebridades que "saem do armário" como k.d. Lang, Elton John, Melissa Etheridge, Ellen DeGeneres e George Michael. O presidente Bill Clinton geralmente tem um ponto de vista pró-direitos homossexuais.




*Douglas Coupland cunha o termo Geração X, que passa a designar a geração nascida nos 60 e 70.


*Seguindo o grunge, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela e jeans rasgados se tornam um "uniforme".


*Reality shows, seguindo o The Real World da MTV.


*Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns.


*Esportes radicais experimentam aumento de popularidade, e ganham torneio atual na ESPN, os X-Games


*Preto se torna cor dominante em moda.


*Dogma 95 é a principal inovação no cinema artístico.


*Esportes recreacionais incluem escalada, mountain bike, sky diving, snowboarding, alpinismo, bungee jumping, patins in-line e remo.


*Quadrinhos/BD começam a decair entre jovens, especialmente por causa do mangá. Marvel e DC Comics começam a ter sua primazia diminuída por editoras como Image Comics. Histórias on-line são criadas.


*Girl power, termo usado a partir do girl group Spice Girls, defendia a igualdade entre os sexos e o poderio feminino, além da força da amizade feminina, fazendo repressão ao machismo.


*No Brasil e grande maioria do mundo, a moda da cintura para cima (acima do umbigo do sexo feminino), usada especialmente das meninas e jovens, começa a sair de moda depois de 1998, dando lugar as calças ou shorts que mostram barriga e umbigo. Só depois de 2000, as mulheres adultas começam a adotar a nova moda.